A TURN - Tenda de Umbanda Recanto de Nanã, foi anunciada dia 5 de outubro de 2020 em Contagem/MG, no bairro Nacional por Bruno Campos (diretor e zelador de santo), tendo como dirigentes espirituais Exu João Caveira, Pai Manoel das Matas, Caboclo Anda Lua, Erê Jorginho e Pezinho, Sr. Tiriri e Dona Tata.
A TURN segue a tradição praticada por 38 anos dentro da SEFAPAMAA | Seara Familiar Pai Matheus de Aruanda (in memoriam), a Seara foi o meu berço literalmente, eu já estava lá desde o ventre de minha mãe carnal. A Seara foi fundada por Vera Fernandes Campos (minha avó carnal e avó de santo), com o comando de Pai Matheus de Aruanda, Caboclo Treme Terra e Sr. Tranca Ruas. Depois de seu desencarne a Seara foi assumida por Ricardo Campos, filho de Vera (meu tio carnal e tio de santo) que trabalhava com Pai Joaquim de Aruanda, Caboclo 7 Flechas, depois de um tempo junto a ele começou a assumir a Seara Marli Campos (tia, madrinha e minha mãe de santo), depois do desencarne de Ricardo, Dona Marli (ou Dindinha como era também conhecida) assume o trabalho que por longos anos esteve sobre seu comando, junto a Vovó Tereza de Aruanda, Caboclo Beira-Mar, Sr. Tranca Tudo.
No auge da minha adolescência recebi o convite da Vovó Tereza de Aruanda para auxiliar e me preparar como pai pequeno dentro da Seara. Mesmo tendo crescido dentro do terreiro, participado de todos os bastidores, preparações, firmezas, foi um susto muito grande, sabendo da responsabilidade que eu estava a assumir, mas não hesitei pois o meu amor pela Seara e Umbanda sempre foi incondicional. Ao longo dos anos tive o prazer de aprender, me dedicar ainda mais, de trocar as experiências com a Vovó Tereza, eram horas de ensinamentos sentado na frente dela (momentos que guardo em meu coração).
Depois de muitos anos mãe Marli teve de parar suas atividades religiosas dentro da Seara (que funcionava dentro de sua casa) para cuidar da saúde. Alguns meses antes de seu desencarne ela pediu para que eu seguisse o meu caminho espiritual, mas já não poderia mais ser ali no antigo espaço que era a Seara, e hoje eu entendo o motivo de ter dado seguimento lá dentro, tinha um caminho inteiro aberto pela frente. Pouco tempo depois a Seara foi fechada e encerrado por completo suas atividades, toda estrutura foi desfeita.
Diante dessa situação foi quando começou uma avalanche de emoções, medo e insegurança em minha mente. Medo do que fazer, como fazer, para onde ir, como seria tocar um ritual você sozinho com seus guias sem sua mãe de Santo?! Diante do meu desespero foi quando Nanã veio para mostrar que tudo estaria bem, que tudo iria se tranquilizar e acertar, e que ela estaria a frente dali em diante.
No dia 05/10/2020 começou a vir das menores as maiores instruções de como seria esse novo trabalho, mas que teria de manter e preservar a tradição de 38 anos deixada pela Seara. Ali nascia a TURN | Tenda de Umbanda Recanto de Nanã e nossas diretrizes.
Então começou a busca por onde seria o começo de tudo, de um local nos abrigasse para tocar nosso ritual, mas enfrentamos muitos desafios nesse momento, preconceito e muitos 'nãos' quando dizia o motivo da locação. Ficamos nessa busca praticamente um mês, indo e olhando imóveis, quando ia para assinar eles davam um jeito de recusar e voltavam atrás.
Depois de muitos nãos e muita dificuldade Sr. João Caveira manifestou e pediu para que a Tenda fosse aberta de qualquer jeito, em qualquer lugar, pois precisava abrir os trabalhos da casa, precisa movimentar as energias que pareciam meio estagnadas.
Tocamos nosso primeiro ritual dia 07/11/2020 em Chapada de Ouro Preto, o local tem como padroeira Santa Ana (Sant'Ana), nada é por acaso não é mesmo, tocamos o ritual sem saber dessa informação, depois que fomos descobrir, desde ali Nanã (sincretismo de Santa Ana) estava nos guiando e abençoado. Na beira de um rio cercado pelas matas de Oxóssi, neste dia Sr. João Caveira (primeiro guia que manifestou na abertura oficial da Tenda) deu a confirmação que ali estava aberto e firmado o nosso trabalho e que teríamos de ali pra frente continuar a correr gira até encontrar um local definitivo. Tocamos nossa segunda gira dia 21/11/2020, na casa de alguns antigos filhos da Tenda, que nos cederam com todo carinho o espaço para que pudéssemos dar sequência aos nossos trabalhos, ficando ali o convite para que pudéssemos da sequência na casa deles até encontrar nosso chão definitivo.
Dali começamos uma busca incessante de imóveis que aceitasse nossa atividade, mas como já era previsto recebemos diversos "nãos", depois de muitas visitas frustradas, imóveis que não tinham condição mínima de receber o nosso trabalho, uma filha de nossa casa encontrou nosso primeiro imóvel na Av. João César de Oliveira aqui em Contagem, nº 1130, salão dos fundos, praticamente ao lado do Big Shopping de Contagem, entramos com nossa mudança no dia 26/12, neste mesmo dia nos mudamos, colocamos tudo no lugar e corremos nossa 3º gira (26/12/2020), lá ficamos por quase 1 ano até que tivemos a notícia que teríamos de entregar o imóvel pois o lote havia sido vendido e seria demolido para erguer um novo prédio.
Ali mais uma vez veio o medo, por saber o quão difícil era achar um lugar que aceitasse nossa atividade religiosa. Começamos nossa busca, tínhamos menos de 1 mês para entregar o imóvel, mas precisávamos ter outro local para colocar todas as coisas da Tenda, até que nosso filho encontrou nosso atual imóvel, graças a Deus e aos orixás a negociação foi tranquila, hoje estamos localizados no bairro Novo Progresso, rua Leni Amaral, nº 311, sobreloja, Contagem/MG.
Já estamos há 3 anos neste nosso novo imóvel e muito gratos a Deus, a toda espiritualidade, nossos orixás por nunca nos abandonarem e sempre dar o caminho.
Altar de Pai Matheus de Aruanda na antiga Seara Familiar Pai Matheus de Aruanda (in memoriam).
A flor de lótus nasci das águas de lagos, lagoas, do barro e do lodo contido neles (ambiente natural de Nanã, além dos manguezais), suas raízes submersas geram a flor que sai da água todos os dias antes de amanhecer e se recolhe toda noite. Ela está associada à pureza, sabedoria, fertilidade, nascimento e renascimento (atributos também naturais de Nanã).
O simbolismo está especialmente nesta capacidade de enfrentar a escuridão e florescer tão limpa, tão bonita, realmente um renascimento. Essa é a busca da flor de lótus todos os dias ao ressurgir das águas lodosas, buscar pela luz, com uma promessa de pureza e elevação espiritual.
Hoje já estamos com nossos 4 anos de trabalho, amor e fé! Que venham muitos e muitos anos dessa nossa tradição e que ela não se perca no tempo.
Que Nanã esteja a nossa frente, que faça o renascimento de nossas vidas espirituais sobre sua supervisão e abençoe nossos caminhos de agora em diante.
Muitas vezes eu agradeço a honra e oportunidade que ela me concede!
Salubá Nanã!
"As 7 linhas de Umbanda são interpretadas de formas diferentes de acordo com cada tradição e doutrina, essas são as 7 linhas que cultuamos dentro da TURN."
Nossa casa tem como doutrina a Umbanda chamada de ‘Umbanda Tradicional/ Popular’, mas o que é isso? Umbanda Tradicional/ Popular é uma das vertentes mais antigas, fruto de uma mistura dos rituais de macumba que existiam no Rio, junto aos orixás, santos e entidades específicas. Nessa vertente temos como maior referência o Caboclo das 7 Encruzilhadas, Pai Antônio e orixá de Malet, que se manifestaram através da mediunidade de Zélio Fernandino de Moraes.
Nessa vertente temos o sincretismo religioso dos Orixás na imagem do santo católico, mas o Santo não é o Orixá, são forças diferentes, há apenas a representatividade. Onde temos as 7 Linhas de Umbanda divididas em: Oxalá, Omulu, Xangô, Oxóssi, Ogum, Ibeji e Povo D’Água que são as Yabás: (Nanã Buruquê, Iemanjá, Oxum e Iansã), um total de 10 orixás cultuados em nosso congar. Sua maneira de culto vai variar de casa para casa, mesmo dentro da mesma vertente haverá diferenças na forma de culto. Ao lado deixamos nossa representação das 7 linhas praticadas dentro de nossa tradição.
Nessa vertente temos também as linhas de trabalho, sendo elas divididas em Linha de Direita e Linha de Esquerda, mas direita e esquerda não querem dizer aquilo que é bom ou ruim, é apenas questão de polaridade energética, onde a direita irradia energias, é pulsante e agregadora enquanto temos a esquerda que é absorvedora, telúrica e mais densa, de forma resumida.
Sendo o tripé principal da direita: Caboclo, Preto Velho e Criança, já na esquerda o tripé principal: Exu, Pomba Gira e Mirins, sendo estes dois tripés a sustentação para os trabalhos, tendo além dessas linhas principais, linhas auxiliares a exemplo: baianos, boiadeiros, marinheiros e ciganos.
Exu João Caveira
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TURN | Recanto de Nanã - 4 ANOS
Bem-vindo(a) ao terreiro roxinho!
Que Nanã lhe abençoe grandemente.