Frases de Exu
Exus são para nós guardiões. Entidades que trabalham mais próximas da nossa vibração ou do nosso campo energético, são os responsáveis pela comunicação entre o nosso plano e o espiritual e pela manutenção da ordem. Não por acaso são conhecidos por ter o status de polícia no plano espiritual.
Em todas as casas, ruas, bairros, cidades, todos os lugares são protegidos e guardados por Exus. Às vezes o seu arquétipo ou a forma como se manifestam pode gerar alguma repulsa ou medo por parte da consulência, mas a sua postura um pouco mais rígida é necessária para o trabalho que fazem no plano espiritual. Trabalho este de resgate de almas perdidas/escravizadas ou prisão dos infratores que atuam de forma nefasta no plano espiritual. Exu não é diabo e não tem qualquer relação com esse ser mitológico criado pela igreja católica.
Antes de toda gira de Exu em nossa casa, o Pai Bruno lê um texto que explica melhor a nossa relação com essa entidade.
As Pombo giras são para nós a versão feminina dos Exus, ou melhor dizendo, a energia feminina da linha de Exus. A muitos anos atrás eram denominadas 'Exu Mulher'. Além de trabalharem como guardiãs, atuam também nos campos amorosos, mas não como sacerdotisas que trazem o parceiro amoroso em sete dias, não é isso, mas são extremamente capazes de trazer o seu amor-próprio em sete dias. Assim elas atuam, cuidando e orientando com relação ao amor-próprio, ao próprio cuidado, zelo, confiança e movimento. São grandes conhecedoras das magias e dos corações dos encarnados.
Exu tende a ajudar nos âmbitos emocional e mental, ao passo que a Pombo gira nos campos físico e sentimental. Em outras palavras, Exu é atrelado ao equilíbrio e razão, já a Pombo gira, à emoção e intuição. O espírito da Pomba-gira é feminino, vibra na energia do feminino, o importante não é se foram curandeiras, filósofas, damas, professoras, médicas, feiticeiras, mas que são grandes mulheres que viveram suas encarnações e evoluíram e, por isso, estão sempre prontas para ajudar com falas permeadas por carinho, amor, bem e ao mesmo tempo firmeza.
Os Exus Mirins são espíritos que atuam na linha da esquerda da Umbanda. Popularmente chamados de "crianças da esquerda", essa ideia não é completamente correta, porque nem todos se apresentam com forma de crianças. Na verdade, alguns acreditam que os Exus Mirins estariam mais próximos dos arquétipos de adolescentes: rebeldes, em fase transitória, andando em bando e em busca de uma identidade.
Nessa linha temos a manifestação de entidades de meninos e meninas, manipulam geralmente os mesmos elementos de Exu, a exemplo: charuto, cigarro, bebida (em especial com mel ou com bala de menta), gostam de doces como pé de moleque, e alguns até colocam o doce junto com pimenta.
Nem todos os terreiros trabalham com essa linha.
Em nossa doutrina os malandros estão ligados a linha da esquerda, já em outras tradições também é comum ver os malandros trabalharem dentro da gira de direita. O orixá que rege essa linha em nossa casa é Ogum. Estão ligados aos caminhos, as estradas.
Os malandros são conhecidos assim, por causa da sua forma de encarar as situações tanto em vida (quando eram encarnados, quanto em auxílio aos consulente.) Eles tem o gingado e o jogo de cintura para lidar com os obstáculos da vida. Por isso, quem muitas vezes eles são vistos como marginais, mas eles não são marginais, são marginalizados, são as pessoas que foram excluídas da sociedade. Os malandros olham muito pelas mulheres e os pobres. São extremamente bem humorados e debochados. Excelentes mandingueiros. Possuem muita fé e não gostam de lamentações.
recantodenana.com.br
Rua Leni Amaral 311, Contagem - Minas Gerais, 32115-130, Brazil
Copyright © 2024 recantodenana.com.br – Todos os direitos reservados.
TURN | Recanto de Nanã - 4 ANOS
Bem-vindo(a) ao terreiro roxinho!
Que Nanã lhe abençoe grandemente.